SYMPOIÉSIS: CÓPIAS-ORIGINAIS
06.07.2024 - 15.09.2024
coletiva
Simpoiése significa “fazer em conjunto.” Agir de modo colaborativo.
Esta exposição reflete sobre a colaboração entre seres, um conceito que Donna J. Haraway descreveu como arranjos simpoéticos — realidades que se concebem em desenvolvimento com, ou na companhia de.
Contrastando, a humanidade tem se afastado desses princípios, envolvida na destruição ecológica e nas relações de poder desastrosas do Antropoceno. Termos como Capitaloceno e Plantationoceno surgem dessa lógica de superioridade humana, excepcionalismo, etnocentrismo e antropocentrismo, que promovem a supremacia do homem sobre a natureza e sobre outros seres humanos, sem reconhecer que a existência humana depende de relações interdependentes e trocas simbióticas.
A exposição destaca essa interdependência dos seres vivos e a importância das trocas simbióticas para a sobrevivência do planeta. Inspirada por pensadores como Henry David Thoreau, que viveu em harmonia com a natureza, e William Morris, que defendia a simplicidade e o trabalho manual, Simpoiésis propõe um retorno à criação honesta e necessária.
Os artistas e designers da exposição exploram temas de serendipidade, aleatoriedade, cópia e originalidade no ato de criação/produção. A exposição promove um novo olhar colaborativo sobre a natureza. Através da co-criação, Simpoiésis convida os visitantes a reconhecer a importância da interdependência e a refletir sobre como sistemas e seres se desenvolvem juntos, indicando que nada é completamente independente.
Autores
Alice Fox
Full Grown
Jason Taylor
Maria Pita Guerreiro
Raul Pinto
Root Full
Samuel Reis
Svenja Keune
Curadoria
Raul Pinto
Texto crítico
Carla Carbone
Design Gráfico
Momento
Montagem
Sérgio Peixoto